Obama x Obama

 
 
 
Em mais de uma ocasião, o Prêmio Nobel da Paz foi atribuído a pessoas com atributos questionáveis ​​para merecê-lo , mas o que foi concedido " a crédito " foi para Barack Obama.
A causa deve ter sido as esperanças despertadas sua escolha em todo o mundo . Ele parecia anunciar o fim da escalada belicista , com a desculpa de combater o terrorismo , medo de todos nós. Para Bush, demarcações não fosse legal, ético ou humanitário apenas para estender a hegemonia dos EUA no " Novo Século Americano " . Nada importava logo texano opinião internacional ilustre ou de seus próprios cidadãos, muito menos a verdade de seus argumentos .
 
Obama deu uma outra imagem de governante : , educado, expoente política intervencionista crítica inteligente e uma vontade refrescante enraizada em sua própria história pessoal. Com suas habilidades de comunicação vastas , convenceu muitos que realmente favoreceu a diplomacia sobre a guerra, que seria respeitoso da ordem internacional e, acima de tudo, era um homem honesto.
Qualquer um , minimamente informado , sabe que as pretensões imperialistas dos EUA estabelecer obrigações que nenhum presidente pode evitar. Mas a discussão sobre a política de Obama foi a de que ele não iria cumprir estes objectivos, mas como você faz e quais os seus limites. O "poder inteligente" , ainda de acordo com os mesmos fins , ainda era um alívio em relação às ações de seu antecessor .
 
Devo admitir que eu nunca comprei obamista completar o pacote , mas eu ainda acredito que ele é um homem consciente da responsabilidade do legado que ele representa. Outra coisa é ter a coragem de aceitá-lo com todas as suas conseqüências . Consciência contra conseqüência foi o dilema que tem caracterizado Obama obrigatório em todo o seu governo , mas nunca foi tão longe contra si mesmo , como no caso da Síria.
No Iraque e no Afeganistão, seu personagem não o deixou ir além da metade da paz. Na Líbia, tentou manter a roupa antes de entrar no rio e deixar alguns de seus aliados carregado com os "méritos" de vitória e o custo político do desastre. No caso da Síria , parecia que teríamos mais do mesmo , como ele continuou incentivando a guerra, falou da necessidade de contenção , argumentando justamente natureza terrorista da oposição frente ao governo daquele país e possíveis consequências para a segurança dos próprios Estados Unidos .
No entanto, inesperadamente , ele pegou a trombeta de guerra e tocou a sua própria boca , alcançando a desculpa desacreditado de armas de destruição em massa. Recordando o pior Bush disse que iria agir fora da ordem internacional eo julgamento de seus próprios aliados , se assim justificada. Antes de tal mutação , é concebível que, mesmo sua esposa e filhas para duvidar da decisão do presidente , como ele mesmo confessou.
Certamente , como Bush sabia, na época , Obama estava ciente de que , dentro ou fora do país, tem o apoio da maioria para um ataque militar contra a Síria que agir dessa forma de contornar o Conselho de Segurança ONU e até mesmo muitos dos seus aliados se juntar à aventura. A diferença é que tudo o que Bush não se importa , porque Obama deve importa muito , uma vez que contradiz a doutrina que o colocou na presidência dos Estados Unidos e determinada a dar -lhe um Prêmio Nobel.
 
O pior é que Obama não é um guerreiro consistente e determinada. Confrontados com a crise causada por sua decisão , saiu para obter a aprovação do Congresso , estando em uma posição onde não há opção vencedora : Se você obter o voto devido ao apoio republicano , será eliminado muito do seu partido. Se acontece o contrário , será como resultado de democratas e republicanos se uniram contra ele. Parece que Obama propôs afundar as esperanças democráticas na próxima eleição .
O que pode, então, ser arrastado para tamanho disparate Obama?
 
Eu acho que só ele tem a resposta , mas eu tendo a pensar que não é a sua imaginação , mas suas fraquezas. O fato de que seus principais rivais , especialmente Kerry e Hagel , que cerraram fileiras com o presidente e empurrou ansioso para a guerra, indica que Obama foi à loucura , mas os interesses importantes pressionados a agir dessa maneira e não tinha a coragem de enfrentá-los.
 
Para piorar a situação , a Rússia parecia tão hábil com uma proposta que colocou os Estados Unidos em uma posição de absoluta desproteção contra a opinião pública internacional. Bush agiu de qualquer jeito, mas Obama não é capaz de tomar uma decisão final e volta a deixar as coisas pela metade, como convém a sua natureza.
Nada, que o primeiro presidente dos EUA mestiço -lhe o Nobel foi grande , não tanto pelo que ele tem feito e pelo que ele não fez , e agora que ele foi premiado com a caminhada reuniu na Noruega para decidir eventual revogação . O que está em questão deve ser quem não pagou a dívida.
 
Fonte: Progress Weekly
 
Jesus Arboleya * ( Havana, 1947) Licenciatura em Ciências Históricas em 1975, doutorado na mesma área , em 1995 , professor na Universidade de Havana , de 1993 a 1996, pesquisador do Centro de Estudos de Assuntos de Segurança Nacional .
Ele tem colaborado com o Centro de Políticas Alternativas e do Centro de Estudos EUA na Universidade de Havana, com o Centro de Estudos Americanos e do Centro de Estudos Europeus e contribuir para o jornal chileno La Nación .
Ele foi durante anos um membro do serviço diplomático cubano na missão de servir o seu país na ONU e nos Interesses de Cuba em Washington.
Informações biográficas retirado da enciclopédia : www.ecured.cu
 
Paula Jordem