ORANDO PELAS AUTORIDADES



Por intermédio do apóstolo Paulo, Deus nos diz que  devemos orar pelas autoridades, o que inclui o prefeito da nossa cidade, o governador do nosso Estado e a presidente do País.
Leiamos a instrução:

"Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, 4 que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" (1 Timóteo 2.1-4).

Se pensarmos apenas em Roma, o imperador se chamava NERO CLAVDIVS CAESAR AVGVSTVS GERMANICVS, que governou de Outubro de 54 a Junho de 68 e que mandou matar o autor da Carta a Timóteo.

Este texto foi muito mal usado por governantes déspotas, pelo que precisa ser bem compreendido, para ser aplicado.

1. A oração pelas autoridades faz parte do ministério da intercessão por todas as pessoas, incluindo os governantes. A oração pelos outros (intercessão) agrada a Deus.

2. Os governantes são parte das leis de Deus para a humanidade.
Há leis naturais (estudadas pela física e pela química, por exemplo) e espirituais (instruções sobre a arte de viver nesta vida e na próxima) e há leis sociais (com o conjunto de regras para a vida em sociedade ou vida política).
Uma destas leis é a existência de governos para liderar as nações, estados e cidades.
Eles vivem sob uma pressão muito grande.
Eles vivem sob uma tentação muito grande.
Eles vivem sob uma sedução muito grande.
Eles precisam de uma sabedoria solidária para governar.
Ele precisam de nossas orações.

3. Os governantes precisam de qualidades naturais (dadas naturalmente por Deus), mas também de qualidades especiais (dadas sobrenaturalmente por Deus) para bem governar.
Quando oramos por esses governantes, pedimos a Deus que os capacite, tanto natural quando sobrenaturalmente, não importa se crêem nEle.
Um bom governo permite que os cristãos vivam em liberdade e possam proclamar o amor de Deus para com todos.

4. A oração pelos governantes não elimina o direito à crítica, que pode pedir por seu impeachment. Os tiranos devem ser depostos. Os pastores Martin Niemoller e Dietrich Bonhoeffer resistiram a Hitler. Martin Luther King Jr resistiram à política oficial segregacionista norte-americana. Orar por um político não é aprovar sua conduta.

Devemos pedir pela conversão dos governantes.
Devemos pedir sabedoria para os governantes.
Devemos pedir generosidade dos governantes.
Devemos pedir que os governantes consigam atuar de modo a contribuir para que haja justiça e liberdade.
Podemos até pedir saída dos governantes incompetentes ou corruptos, respeitada a lei, se democrática.

ISRAEL BELO DE AZEVEDO

Comentários